Segurança Digital – Covid19

Segurança On-Line – As ameaças do período Covid19

Segurança Digital durante a crise Covid19

Com o aumento dos receios relacionados com o COVID-19, também conhecido como Coronavírus, aumentam as ameaças cibernéticas.

Segundo as declarações do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), é bom relembrar que “os contextos de crise de proporções internacionais são, tradicionalmente, explorados por atores hostis do ciberespaço para sustentarem as suas campanhas de ciberataques no alarmismo social”.

É aconselhada extrema prudência aos utilizadores e o seguimento de algumas regras.

O CNCS deixa, assim, o alerta para quatro ciberataques que têm sido observados desde o início de 2020 e que estão associados ao tema do COVID-19.

  • As campanhas de phishing (por email, SMS ou por redes sociais) a coberto da imagem de entidades oficiais como a Organização Mundial de Saúde, a UNICEF ou centros de investigação e laboratórios do setor da saúde, com conteúdos alusivos à pandemia, inclusive ficheiros em anexo, e orientado para a captação de dados pessoais das vítimas ou para a infeção dos seus dispositivos com malware;
  • A divulgação de plataformas digitais ou de aplicações para dispositivos móveis que aparentam divulgar informação em real time sobre a pandemia (e.g. mapas dinâmicos de contágio, mas que estão, na realidade, orientados para a infeção de equipamentos com malware, inclusive da tipologia ransomware;
  • Esquemas de fraude digital partilhados por email ou em redes sociais, que divulgam iniciativas de crowdsourcing para a recolha de donativos para falsas campanhas de compra de material médico ou de proteção pessoal;
  • SMS enviados informando que, de acordo com a lei, estão a ser aplicadas medidas extraordinárias para o combate ao COVID-19, e que todos os cidadãos nacionais serão vacinados, sendo garantido um reembolso dos custos pelo governo. Para tal, bastaria pagar uma determinada quantia indicada no SMS e através do registo no link enviado seriam posteriormente ressarcidos.
Segurança Digital durante a crise Covid19 – Ginp Trojan

A Kaspersky alerta que o trojan bancário “Ginp” surgiu com uma nova funcionalidade que aproveita o actual período de desconfiança provocado pelo surto de COVID-19.

O trojan bancário “Ginp”, capaz de inserir mensagens de texto falsas na caixa de entrada de SMS de smartphones Android, surge agora com uma nova funcionalidade que aproveita o atual período de desconfiança provocado pelo surto de COVID-19.

A partir do momento em que é transferido para o smartphone da vítima, este trojan pode receber uma ordem por parte do hacker para abrir uma página web denominada “Coronavirus Finder”, que assegura que há pessoas próximas de si infetadas com o vírus.

Para saber onde estão estas pessoas, é pedido às vítimas que paguem 75 cêntimos para lhe ser revelada a informação. Caso a mesma concorde, é imediatamente transferida para uma página de pagamento, onde tem que introduzir os seus dados do cartão de crédito.

Porém, uma vez introduzidos estes dados, a quantia acaba por nem ser cobrada, nem a vítima recebe qualquer informação sobre as “pessoas infetadas”. Em vez disso, são os seus dados do cartão de crédito que vão parar às mãos dos hackers.

Segurança Digital durante a crise Covid19 –  Algumas dicas
  • Desconfie de todos os e-mails que tentam fazer com que abra anexos ou clique em links;
  • Atenção a todas as comunicações que alegam ser de fontes credíveis, mas que, normalmente, não receberia por e-mail ou sms. Essas são prováveis tentativas de phishing;
  • Cuidado com e-mails de organizações com as quais se comunica regularmente
  • Se pretender ef0cetuar um donativo, encontre instituições credíveis e efectue a doação directamente.

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