Robots em Martorell
Robots em Martorell
Robots em Martorell – Automatizando o transporte
Veículos autónomos já eram usados na fábrica da Seat em Martorell, dentro das oficinas, mas a marca trouxe-os agora para o exterior com o propósito de transportarem materiais, demonstrando, mais uma vez, a sua utilidade, em meio industrial.
Os AGV – Automated Guided Vehicles (veículos guiados automatizados) existentes em Martorell são, ao todo, oito que percorrem as ruas da fábrica da marca espanhola.
Eles percorrem 240 quilômetros por dia e compartilham as ruas com peões, camiões, bicicletas e carros. Eles controlam os semáforos, comunicando-se com o que os rodeia… mas quando você os vê, não vê ninguém conduzindo.
Esses veículos autónomos são chamados AGV e circulam do lado de fora das oficinas da fábrica da SEAT em Martorell.
Robots sobre rodas
As pessoas geralmente associam um robtt a uma máquina humanóide capaz de executar várias funções, mas, na realidade, um robot é qualquer máquina programável capaz de executar operações de forma autónoma.
É o caso da AGV: esses veículos autónomos já laboravam dentro das oficinas e agora saem pelas ruas fora da fábrica.
As mais recentes tecnologias em reconhecimento de navegação SLAM (localização e mapeamento simultâneos), conexão 4G e carregamento de bateria elétrica por indução são os cérebros deste projeto único na Europa.
Sem cabos ou sistemas físicos de orientação
Um total de oito robots circulam nas estrada da fábrica da SEAT Martorell. Cada comboio pode transportar 10 toneladas e juntos transportam até 2.000 peças por dia. Tudo sem orientação magnética ou cabos.
Como funcionam? O AGV está programado para ler o meio envolvente. Para saber qual caminho seguir, primeiro eles são guiados e, por meio de uma câmara integrada, eles o memorizam. Então tudo o que eles precisam fazer é repeti-lo: eles deixam a base, vêem um prédio de dois andares à sua esquerda, depois um cruzamento, lá eles viram à direita … um ponto de referência após o outro até chegarem ao seu destino.
“Se a qualquer momento perder essa referência, porque algo cruza seu caminho que bloqueia o mapa que ele memorizou, o robot para até que o ponto de referência fique visível novamente”, explica Victor Palacios, engenheiro de logística da SEAT e chefe do projeto.
Seguro, eficiente e sustentável. Este sistema torna a entrega mais eficiente do ponto de vista ambiental. Eles são elétricos e são carregados por indução, sem a necessidade de cabos.
A bateria está totalmente carregada em 15 minutos enquanto eles são parados para carregar as peças; energia limpa que permite uma redução de 1,5 toneladas de CO2 por ano.
“Nos últimos anos, a SEAT vem incorporando inovações pioneiras na área de logística e este é mais um exemplo de nosso compromisso em nos tornar uma referência da Indústria 4.0. O uso da AGV nos permite otimizar os processos de produção e logística de maneira eficiente, sustentável e conectada ”, afirma o vice-presidente de produção e logística da SEAT, Dr. Christian Vollmer.
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